A Hematologia é uma área de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas aos sistemas sanguíneo e linfático. Esta área de estudo abrange distúrbios relativos ao sangue, incluindo leucemia, anemia, doenças autoimunes, desordens da coagulação sanguínea, entre outros. A Hematologia veterinária também se preocupa com a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças transmitidas pela mordida, infecção por protozoários, vírus e bactérias.
O setor de bioquímica do laboratório de análises clínicas é responsável por aplicar métodos científicos para manipular e estudar os produtos da biossíntese, como proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos. Os diretos destes testes são usados para detectar a presença de moléculas ou outras substâncias bioquímicas, que são importantes para detectar ou monitorar doenças, avaliação e tratamento de distúrbios, diagnóstico e monitoramento de doenças crônicas, entre outros. Os métodos incluem testes bioquímicos como análise de enzimas, função renal e hepática, por exemplo.
A imunologia se concentra na avaliação de variados parâmetros relacionados com o sistema imunológico. Estes parâmetros incluem dosagens de imunoglobulinas (IgA, IgG, IgM, entre outros), determinações de função linfocitária (através de testes de citometria de fluxo, proliferação de linfócitos, e determinação da capacidade de resposta a antígenos), alergias (dosagem de anticorpos específicos e de mediadores inflamatórios), entre outros. Esta área é muito importante na avaliação da saúde imunológica do paciente, auxiliando o médico veterinário a compreender melhor a evolução clínica dos distúrbios do sistema imune e de alergias do paciente.
O setor realiza exames laboratoriais especializados voltados para detectar distúrbios hormonais, assim como verificar outras condições médicas relacionadas à endocrinologia. Estes exames compreendem níveis sanguíneos de hormônios, marcadores tumorais, serotonina, cortisol e outros componentes bioquímicos.
É a área que trata do estudo dos microrganismos, como vírus, bactérias, fungos e de seus metabólitos. Isso inclui a identificação microbiológica, a quantificação dos microrganismos e a análise das enzimas produzidas ou liberadas por esses organismos para fins de diagnóstico clínico. Este serviço também fornece informações importantes para o tratamento e prevenção de infecções.
A Parasitologia é um campo da análise clínica que se relaciona com a identificação e o estudo de parasitas, como protozoários, helmintos, entre outros. O setor de parasitologia tem por finalidade realizar o diagnóstico das principais parasitoses intestinais e sanguíneas de importância para a saúde do paciente, contribuindo para o tratamento específico do indivíduo, além de identificação de artrópodes vetores de doenças, como barbeiros e mosquitos.
O setor de uroanálise é responsável por avaliar a eliminação de substâncias pelo sistema geniturinário. Está ligado à pesquisa de infecções urinárias, à detecção de problemas relacionados às bexigas e à avaliação da reserva-renal e do balanço ácido-base. Este departamento realiza determinações de parâmetros bioquímicos e microbiológicos da urina, analisando seu pH, densidade e a quantidade de proteínas e cálculos.